Ação no Benedito Bentes é resposta à população, diz Polícia Militar

20 dez

Os cerca de 130 policiais deslocados para uma ação no Conjunto Carminha e mais seis áreas, na manhã desta quinta-feira (28), no Benedito Bentes, fizeram abordagens em residências, apreenderam materiais e prenderam dois jovens. A ação faz parte de um conjunto de medidas para combater a violência na região, que inclui toque de recolheer e Lei Seca.
A ofensiva ao tráfico ocorreu após o brutal assassinato da dona de casa Maria de Lourdes de farias Melo, que foi esquartejada por traficantes no último domingo (24). Na operação desta manhã, a polícia não conseguiu prender o grupo de cinco jovens acusados no crime. Equipes da Polícia Militar chegaram a realizar abordagem a residências de alguns suspeitos de participação na morte da jovem, porém eles fugiram antes da chegada dos policiais.
Uma das residências investigadas foi a do adolescente de 16 anos identificado como ‘Vovô’, que é apontado como o chefe do grupo. A residência ainda estava com a televisão ligada quando houve a invasão policial. Ele fugiu pelos fundos da casa que dá acesso à Grota da Alegria. Fotografias e uma impressora foram apreendidos.
Em outra residência abordada, apenas a esposa de um homem envolvido com tráfico de drogas estava no local. Dois jovens foram detidos após pular o muro de uma residência. A polícia não divulgou se eles também têm envolvimento com os crimes.
Ação e resposta
O comandante do Centro de Policiamento da Capital (CPC), Gilmar Batinga, disse que a ação é uma resposta à população pela onda de violência e que acabou agravada com o brutal assassinato da dona de casa no último domingo.
De lá para cá, o policiamento foi reforçado com 130 policiais divididos entre o 5º Batalhão, Radiopatrulha, Cavalaria e o Batalhão de Operações Especiais (BOPE), que atuarão 24 horas por dia no bairro. O trabalho continuará até que o grupo seja preso, disse o comandante.
A Polícia Militar já chegou ao nome de pelo menos 15 pessoas que tem envolvimento com tráfico de drogas e outros crimes na região do Benedito Bentes. Só no conjunto Carminha, a polícia procura por cinco: ‘Vovô’, apontado como o chefe do grupo; ‘Jamaica’; ‘Fel’; ‘Pezão’ e ‘Belas Pernas’. Dionísio, que também pertence ao grupo, foi preso em maio durante uma operação que cumpriu mandados de busca e prisão.
De acordo com a polícia, no último domingo, o grupo comandado por ‘Vovô’ executou Maria de Lourdes após ela denunciar pessoas ligadas ao tráfico e crimes na região. Ela foi arrastada pelos assassinos de dentro de sua residência, morta e esquartejada. O corpo foi abandonado no meio da rua.
Moradores silenciam crimes
A comunidade pobre, que vive às margens do atual aterro sanitário sofre lada com a violência. O medo de denunciar e acabar morrendo como Maria de Lourdes atrapalham as buscas da polícia. Durante toda a ação dde hoje, muitos moradores fecharam as portas e outros não falaram com a imprensa.
A própria polícia pede que população ajude a combater a criminalidade denunciando. O ato acaba sendo dificultado com a ousadia que os grupo agem. Coronel Batinga disse que muitos moradores afirmam ter as casas invadidas e serem obrigados, sob ameaça de morte, a ficar calados durante a ação.
“Sabemos de toda a dificuldade que a população tem para denunciar os crimes, já que muitas vezes são obrigados a ver e silenciar, mas a polícia veio para cá com a intenção de restabelecer a paz na comunidade. Não há o que temer. Estamos aqui para mostrar que a polícia manda e não está de braços cruzados”, assegura.

Link de acesso: http://tudonahora.uol.com.br/noticia/policia/2011/07/28/149497/acao-no-benedito-bentes-e-resposta-a-populacao-diz-policia-militar

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: